sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O Natal na Madeira

É no Natal que se cumprem as mais belas tradições de todo um ano que vivemos!
Desde os bolos, as broas, as tartes, os licores, o bolo de mel, a carne vinha-d’alhos, canja, até aos mais imaginários sabores e iguarias, que nos fazem crescer água na boca!
Sendo o Natal, a época mais festiva do ano, é tradição na ilha da Madeira: a matança do porco!
Assim, entre os dias 8 a 23 de Dezembro, juntam-se os homens mais corajosos e dirigem-se até ao chiqueiro – onde se encontra o porco. Começa-se por prender as patas do porco a umas cordas e traz-se o mesmo para o local onde será efectuada a matança.
O porco é deitado no chão, é-lhe espetada uma faca no pescoço e o sangue é recolhido para, em seguida, ser misturado com cebola, salsa e sal.
Enquanto as mulheres da casa vão servindo aos homens o vinho e o sangue (em forma de aperitivo), estes últimos queimam a pele do porco com o chamado “maçarico”, rapam-na e, por fim, lavam-na com água.
Após estes afazeres, o porco é pendurado na loja, andar inferior da casa, e é aberto com uma faca. De seguida, são retirados todos os seus órgãos, nomeadamente os rins, o fígado, as tripas e coloca-se dentro do porco um pau de louro para que a carne arrefeça e ao mesmo tempo fique dura.
As mulheres encarregam-se de lavar as tripas, para mais tarde fazer os enchidos que são compostos pelos seguintes “recheios”: carne, arroz, salsa, especiarias, cebola e pimenta. Entretanto, o porco é picado em partes e algumas dessas mesmas são salgadas. Através da gordura do porco será feita a banha e os torresmos que, por sua vez, serão indispensáveis no bom sabor da comida!
Parte da carne é preparada com alho, segurelha, sal, pimenta e vinagre q.b. – esta é a chamada “carne de vinho e alhos” que servirá de prato típico na Ceia de Natal!
É assim o Natal na Madeira: reúnem-se as famílias, provam-se os pratos, saboreiam-se as guloseimas e vive-se um Natal feliz junto de quem mais amamos!


PALITOS DE CERVEJA
Esta é uma receita que não pertence única e exclusivamente à tradição culinária da região, no entanto é muito usada na Madeira. Os palitos de cerveja fazem-se muito no Natal.
Ingredientes
½ kg de farinha
¼ kg de manteiga
1 copinho de cerveja
Modo de fazer
Derrete-se a margarina e amassa-se com a farinha e a cerveja. Estende-se a massa e corta-se às tiras bem finas, que se torcem e se envolvem em açúcar refinado. Vão ao forno em tabuleiro untado.




CANJA DE GALINHA DA MADEIRA
Esta é a canja de galinha que se come na Madeira. Aliás, e a título de curiosidade, sabiam que por cá, ainda até meados do séc. XX, nos casamentos servia-se sempre canja de galinha?
Ingredientes:
1 cebola média inteira
1 tomate inteiro
1 cenoura cortada aos quadradinhos
1 nabo cortado em quatro
1 pau de canela pequeno
massinhas a gosto ou arroz q.b.
1 galinha do campo e/ou miudezas (moelas, pescoço, coração, patas e fígado
Preparação:
Deitar a cebola inteira, o tomate (inteiro e com pele), a cenoura, o nabo e a canela num tacho, juntamente com a galinha sem pele, e cobrir com água. Tenha o cuidado de retirar o tomate, passado algum tempo, enquanto ele ainda está inteiro, não o deixando desfazer-se na canja. Quando a galinha estiver cozida, retire-a e adicione a massa ou o arroz. Limpe a carne de ossos e desfie-a, adicionando-a no final.




CARNE DE VINHA D'ALHOS
Ingredientes:
• 1/2 l de vinho branco
• 1 kg de carne de porco magra
• 1 folha de louro
• 3 dentes de alho grandes
• 3 colheres de sopa de vinagre
• 4 fatias de pão
• 1 laranja, cortada em rodelas
• 2 cravos de cabecinha
• manjerona em pó
• 3 colheres de sopa de banha
• pimenta preta moída na ocasião
• sal q.p. http://www.vaqueiro.pt/receitas/detalhe/366/carne-vinhodealhos



MISSAS DO PARTO

As novenas de preparação para o Natal, também denominadas de Missas do Parto são uma das tradições da Madeira. Nalgumas paróquias iniciam-se no dia 15 de dezembro e terminam a 23 deste mês e noutras serão celebradas de 16 a 24 de dezembro.
Os fiéis chegam à igreja pela madrugada, vindos de diversas partes da Madeira, para as tradicionais "Missas do parto", um dos pontos altos do Natal nesta região. Trata-se de uma das maiores manifestações da religiosidade popular e da cultura madeirenses.
O objetivo é louvar o parto da Virgem Santíssima e a vinda do Menino Jesus ao mundo. Um dos cantos mais tradicionais dessa manifestação diz, de fato: "Anjos e pastores, vinde em harmonia, a louvar o parto da Virgem Maria."



A LAPINHA – presépio tradicional madeirense

Na Madeira, este presépio é conhecido como “lapinha”. O Menino Jesus está de pé, no cimo do trono. À volta coloca-se verdura e na escadaria coloca-se fruta com as “searinhas”. Uma lamparina acesa está sempre presente.
As lapinhas madeirenses são armadas sobre uma mesa, tendo como centro uma pequena escada de poucos decímetros de altura, de três lanços contíguos, e no topo da qual se coloca a imagem do Menino Jesus.
Como se faz:
- 3 ou mais caixas forradas com papel pardo;
- A imagem do Menino Jesus é colocada no cimo;
- Aleatoriamente colocam-se laranjas, maçãs, tangerinas e o trigo.




Sem comentários:

Enviar um comentário