sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Banana da Madeira

O quadro agrícola da Madeira resulta da construção, desde há séculos, dos milhares de poios ou socalcos que sobem as encostas desde o mar até à serra. Vencendo a orografia da Ilha da Madeira, com a construção de muros de suporte, que sustentam os socalcos e, dominando a água com a construção engenhosa das "levadas", o madeirense edificou um verdadeiro monumento que vale a pena ser contemplado.


As culturas dominantes são a vinha e a banana. Porém a produção de frutos subtropicais (a abacate, a manga, a anona, o maracujá, a goiaba, as pitangas, o kiwi, etc.) ocupam também um lugar de relevo na agricultura madeirense.

A bananeira foi introduzida na Madeira em meados do século XVI, tendo-se espalhado aos poucos por toda a ilha, no entanto, é na costa sul que se nota uma maior produção.
O Vinho Madeira é conhecido em todo o mundo, não só como um vinho para beber, mas também com formidável vinho para culinária. A Madeira tem vários importantes produtores de vinho como Henriques & Henriques, a Madeira Wine Company que pertence à família Blandy, Vinhos Barbeitos, Vinhos Justino Henriques, Filhos, Lda., Pereira d'Oliveira Vinhos e Silva Vinhos, todos produtores excelentes deste vinho único.




Com muitos quilómetros de imaculada costa atlântica, onde as montanhas caiem abruptamente no oceano, a costa norte da Madeira fica a apenas uma hora de carro do Funchal. Visite a tranquila vila da Ponta Delgada: atravesse a pequena praça perto da igreja e desfrute duma magnífica vista para o mar.


LUIS 5B

Sem comentários:

Enviar um comentário